miércoles, diciembre 02, 2009

Más guasqueros del Brasil.















Alex Calistro es un guasquero brasilero de Rio Grande do Sul. Es un soguero experimentado que no falta que lo diga porque el nivel de sus obras lo demuestra. Se presentó a El trenzador ofreciendo sus obras para que sean compartidas con los lectores y colegas sogueros. Realmente, "impresiona" la cantidad de guasqueros gauchos que se reparten entre Río Grande do Sul y otros estados brasileros.
Quiero hacer una propuesta a los guasqueros brasileros, sobre todos a los de Rio Grande do Sul. Como algunos saben y otros quizás no, el autor de este blog irá próximamente a vivir a dicho estado del Brasil. Sabiendo de la cantidad de CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) que existen a lo largo y ancho de todo el territorio, y habiendo presenciado las celebraciones de la Fiesta Farroupilha, quiero proponer la formación de una asociación de guasqueros gauchos que nos agrupe y permita llevar adelante la organización de exposiciones, difusión y promoción periódica de la guasqueria en distintos puntos del estado. A quien le interese la idea, me escriba. Se escuchan propuestas. PD: no conozco que existan este tipo de asociación o algo parecido. De existir me informen, por favor.

6 comentarios:

Julio Guasqueiro & Cuteleiro dijo...

gonzalo ,podes contar comigo, pois quero espandir meus trabalhos e quero ser reconhecido nacionalmente ,e só com ajuda de todos os envolvidos que podemos chegar lá ,pois nós temos que nos valorisar pra que depois outros valorizem,temos que deixar o medo e o orgulho de lado e nos aperfeiçoar cada vez mais ,e acho que uma associação seria o caminho mais curto pra que todos possam mostrar suas técnicas e seus trabalhos ,pra mim seria o que falta pra que os guasqueiros sejam valorizados como deveriam ser ,o que precisar de mim estou a sua disposição,abraço.

Gonzalo - El Trenzador dijo...

beleza Julio! de a poucos vamos tentar que a ideia se faça realidade. Acho que uma asosiacão tem varias ventagens: difusão das obras que a gente realiza, promocão da guasqueria, conhecer pessoas que fazem o mesmo que nós, intercambiar conselhos, tecnicas e experiencias, reconhecimento, compra de couro por maior, valorizar a cultura gaucha, ensinhar a crianças, jovens e adultos da guasqueira, etc,etc.
eu acho que poderiamos juntarno uma vez ao ano, para celebrar uma exposição ao público e comunicarnos via redes electrônica para acertar atividades.
abz

Julio Guasqueiro & Cuteleiro dijo...

Gonzalo ,tu falou em compras de couro, tu sabe alguem que vende couros prontos pra ser utilizados ,porque eu mesmo preparo os meus couros mas estou sei tempo de preparar ,seria muito mais facil de comprar prontos lonqueados e secos ,será que podes me ajudar ,agradeço desde já ,abraço.

Gonzalo - El Trenzador dijo...

Julio: Desculpa a demora na resposta, estava viajando. Olha quando falava de comprar couro por meio da "asociação" me referia a poder adquirir num algún frigorífico da zona (al por maior), entende? Eu não sei sinceramente aonde por aqui no Rio Grande do Sul alguem que venda. Mas de saber te avisarei.
abraço

Julio Guasqueiro & Cuteleiro dijo...

valeu mesmo, gonzalo tu tens msn o meu é julio-guasqueiro@hotmail.com

raphael campero dijo...

mui belo o feitio
um dia chego lá
se deus quise
estou me aperfeiçoando o maximo possivel